5 Tendências de Vendas para 2021

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5 Tendências de Vendas para 2021

2020 desafiou todos os planejamentos feitos pelo mundo. Nos vimos obrigados a pensar soluções emergenciais para problemas nunca antes vivenciados. E nos reinventamos. Hoje, já podemos apontar tendências de vendas para 2021 a partir das experiências acumuladas durante a pandemia, combinadas com o nosso conhecimento acumulado.

Muitas das tendências de vendas para 2021 são reflexos das mudanças exigidas pelo distanciamento social e a pandemia de covid-19. Aceleramos processos virtuais, implantamos novas ferramentas digitais e experimentamos, efetivamente, o trabalho remoto, provando ser plenamente possível, viável e até mais produtivo em determinados casos. Baseados nas experiências forçadas de 2020 é que podemos certificar a eficiência de algumas tendências de vendas para 2021.

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5 Tendências de Vendas para 2021

1. Intensificação do uso da inteligência de vendas

Não é de hoje que o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas está voltado para a otimização dos processos de vendas, mas o aceleramento da transição do mundo analógico para mundo 100% digital impulsionado pelo covid-19 está nos guiando ao uso massivo da inteligência de vendas.

Através de análises e modelos de dados proporcionados pela tecnologia, ferramentas como o software Fenício permitem que as empresas não só identifiquem potenciais clientes mais rapidamente, mas também prevejam com maior precisão quais leads provavelmente se tornarão clientes.

Essas ferramentas digitais são na verdade metodologias que organizam digitalmente todo processo de vendas. A metodologia Fenício, por exemplo, garante que só entre no funil de vendas os leads com a maior chance de conversão. Para além de um software, a metodologia prevê a realização de uma sequência de mapeamento de processos, avaliando cada etapa, para então estruturar novas abordagens de vendas.

Essas ferramentas de análise de big data ajudam as organizações a concentrar seus esforços de vendas nas atividades e clientes mais promissores e lucrativos. No centro dessa transformação, estão os dados e a automação, que, combinados, permitem níveis inéditos de análise de dados e previsibilidade, levando a uma melhor segmentação, direcionamento e comunicação.

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2. Social selling & live commerce

O distanciamento social nos levou a comprar e vender praticamente tudo online, e até mesmo os mais resistentes aos meios digitais foram obrigados a aderir a alguma forma de comércio virtual. Com isso, ganham aqueles que melhor se adaptam aos canais digitais.

Uma das tendências de vendas para 2021, o social selling consiste em construir relacionamentos com o consumidor ampliando as formas de contato através das diversas redes sociais, como Instagram e LinkedIn e, consequentemente, ampliar as vendas. Para acertar no social selling o primeiro passo é construir uma reputação nas redes sociais, sendo ativo na plataforma e postando conteúdos relevantes, criando um relacionamento com seu cliente.

Mas, cuidado: o perfil de uma marca não pode ser apenas um catálogo de produtos – a interação humana deve anteceder qualquer ação mais comercial. E um novo modelo de interação está se destacando nesse sentido: o live commerce, ou comércio durante as transmissões ao vivo.

Aqui, a proposta é unir o fenômeno das lives ao marketing de influência e à agilidade das compras virtuais. Assim, enquanto os seguidores consomem algum conteúdo em vídeo, como um show do artista favorito, podem comprar os produtos mencionados sem abandonar a transmissão.

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3. Economia colaborativa

Desde a web 2.0, quando a internet passou a ser entendida como uma grande plataforma colaborativa e os usuários passaram a protagonizar a produção de conteúdo, que nos direcionamos para uma economia colaborativa. As wikis nos mostram como tudo já está caminhando para ser realizado em cooperação entre as pessoas.

A economia colaborativa, uma das tendências de vendas para 2021, é a economia em que bens e serviços são obtidos de forma compartilhada. No contexto atual, sites e aplicativos de celular são veículos excelentes para a criação de plataformas de compartilhamento. É nesse ambiente virtual que diversos negócios têm sido criados. Os aplicativos de carona, compartilhamento de quartos, coworkings e financiamento coletivo são exemplos dessa tendência.

Esse fenômeno, que em inglês é conhecido como “sharing economy”, pode resultar em economias de até 25% em relação ao que se gastaria se você fosse comprar produtos por meios tradicionais. Trata-se de um novo paradigma econômico que pode pulverizar a oferta de produtos, transferindo para pessoas autônomas a possibilidade de proporcionar ao mercado bens e serviços, que antes só eram disponibilizados por empresas especializadas.

4. Omnichannel e multichannel

Nesse mundo pandêmico virtual, as empresas foram movidas a criar processos de vendas exclusivamente digitais. Muitas adotaram a estratégia de venda Omnichannel, com a oferta de canais de vendas integrados e focados na experiência de compra do/a cliente. O sistema omnichannel coloca a empresa vendendo em todos os canais possíveis, como lojas virtuais, telefone, catálogos online, lojas físicas, marketplace, delivery, redes sociais, app, etc.

Aqui, a mesma experiência de compra é oferecida em todos os canais e os/as clientes podem transitar entre uma plataforma e outra, ou seja, as estratégias de venda são sempre complementares. Assim, a empresa é encontrada em todos canais atendendo aos mais diversos perfis de clientes, além de abraçar todos consumidores que entram no funil de vendas em diferentes estágios.

Por mais que se aproximem, existe uma diferença entre a venda multichannel e omnichannel. Enquanto omnichannel significa vender em todos os canais, multichannel quer dizer vender em muitos canais. Adotar uma estratégia multichannel significa que a empresa não estará em todos os canais ou que estes canais não operem de maneira integrada. Nessa estratégia, é preciso ter cuidado para que um canal de venda não concorra com o outro.

5. Compra assistida

Seguindo a crescente onda de comércio online, a interação humana através da compra assistida se destaca como uma das tendências de vendas para 2021. A compra assistida consiste na prática de prestar uma consultoria virtual ao cliente durante o processo de compra.

Nesse processo, o vendedor assume a função de consultor, não só dominando as características de cada produto, mas também instruindo o consumidor como aproveitar melhor cada solução e ajudando-o a encontrar as opções mais indicadas para suas necessidades.

Mesmo no ambiente virtual, a interação humana continuará contando pontos no processo de vendas. Esse relacionamento entre o consumidor e o vendedor é que irá desenvolver a confiança na marca e até permitirá ao vendedor identificar novas oportunidades de venda.

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Como você pode acompanhar, as principais tendências de vendas para 2021 dependem da tecnologia. Se manter ativo e até expandir suas vendas passa por investir em soluções digitais, como o software Fenício. Dentre as soluções que apontamos, você encontrará a que melhor se ajusta ao seu empreendimento. O importante é experimentar, inovar e estar sempre buscando conhecimento!

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