Como automatizar a prospecção e gerar crescimento de receita

prospecção

Como automatizar a prospecção e gerar crescimento de receita

Quando falamos em qualificação de leads, existe o cuidado de não apenas vender mais, mas de trabalhar com uma melhor prospecção. Por exemplo, o Fenicio, através do seu sistema de lead scoring, analisa os dados do lead e a oportunidade. Assim, o vendedor conquista confiança e maiores chances de fechar a venda. 

Nesse caso, você sabia que o processo de prospecção pode ser automatizado? Por meio de ações de inteligência comercial, é possível promover a eficácia de cada estágio de prospecção e evitar a incidência de eventuais erros humanos. 

Entenda a seguir o que é a automatização de prospecção de leads e como o processo gera crescimento de receita para negócios. 

Verifique o comportamento de seus leads

Para automatizar a prospecção, é importante que você capture ações de valor de seus prospects em padrões de comportamento. Além disso, é importante os definir como gatilhos para novas ações de enriquecimento da sua relação com os possíveis clientes. 

Assim, de acordo com seu comportamento em relação a seu conteúdo, o lead aciona gatilhos para novas ações de desenvolvimento da relação.

Você pode realizar o acompanhamento das ações de leads através das seguintes fontes:

  • Em seu website: quando o lead interage com banners, imagens e textos interativos que direcionam ao produto ou serviço;
  • Em redes sociais: através de interação com anúncios em grupos e publicações patrocinadas;
  • Vídeos no YouTube: o espectador clicou em um vídeo, mas acabou assistindo seu anúncio até o final.

Mas atenção: organize bem seus gatilhos. Sua empresa pode perder em valor de seriedade se um prospect receber dois e-mails repetidos ou acabar alinhado em dois estágios diferentes do funil simultaneamente, por exemplo. 

Defina uma pontuação de acordo com as ações do lead

O lead scoring é um método que realiza a segmentação dos leads através de pontuações. Quanto melhor for a pontuação, mais qualificado é. Assim, de acordo com seu comportamento, seus leads passam por um constante processo de requalificação. 

Quando um lead chega a um número de máximo de pontos definido por sua empresa, ele ganha status de “lead qualificado”, podendo ser transferido para o time de vendas. 

Enquanto isso, leads em estágios iniciais são alimentados com informações de qualidade para transitarem de posição no funil de vendas. 

Esse processo é bastante útil para prospecção tanto em ações de outbound quanto de inbound, além de ser otimizado por softwares de automação de marketing. 

Extraia informações de comportamento e saiba como falar com seu prospect

Durante todo o processo de prospecção, é importantíssimo que sua equipe seja amparada pelas melhores ferramentas de suporte para dialogar com seus leads, como por exemplo, um roteiro de prospecção.

Com ele, você pode apoiar seu time de vendas em conversas mais fluidas com seus leads, gerando muito mais engajamento. Tudo isso ocorre através de um processo claro promovido pela ferramenta certa. 

Estas são algumas das ações que proporcionam a automatização de prospecção de clientes. Uma metodologia bem desenvolvida permite a replicação das melhores práticas e melhora o desempenho do time de vendas, o que minimiza os riscos tanto para o comprador quanto para o vendedor. 

O foco no resultado gera o crescimento do fechamento de vendas e, consequentemente, da receita! 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer vender mais?
Saiba como começar:

Pesquisar

Categorias