8 atitudes essenciais para ser um vendedor de sucesso

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8 atitudes essenciais para ser um vendedor de sucesso

Com a quantidade e variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado atualmente, para ser um vendedor de sucesso você não pode mais confiar em antigas estratégias de marketing. Mais que produtos, um vendedor de sucesso hoje vende sonhos e conceitos. E o processo de negociação não se limita mais oferecer produtos aos clientes e finalizar as compras, mas sim, em converter o cliente no porta voz dos valores da marca, estabelecendo um relacionamento de credibilidade e confiança.

Para ser esse novo vendedor de sucesso exigem alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que capacitam os profissionais para bons resultados. Um vendedor de sucesso não pode relaxar. É preciso aprimorar as habilidades e sempre ficar antenado nas tendências do mercado e também no comportamento dos clientes.

Diferente do que se afirmava antigamente, vender não é um dom, mas sim uma técnica. Uma técnica que não se domina do dia para noite, mas que com treinamento e empenho pode ser aprimorada com o tempo. O segredo é desenvolver as qualidades certas! Continue com a gente que vamos contar que qualidades são essas.

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O vendedor de sucesso é…

FOCADO

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Steve Jobs

O vendedor de sucesso sabe que o foco sempre é o cliente, não o seu produto ou serviço, e muito menos a concorrência. O objetivo é sempre ajudar o cliente. No processo de venda, o vendedor de sucesso ajuda as pessoas a resolverem seus problemas e necessidades e a conquistarem seus sonhos e desejos, através de seu produto ou serviço. Por isso, o foco deve estar no cliente e como você e seu produto ou serviço podem mudar a vida daquela pessoa.

Aqui também sugerimos o foco enquanto perseguição de um processo de vendas efetivo e regular. Nenhuma venda acontece por acaso. Há sempre um processo que precisa ser seguido. Se você tiver um processo de vendas bem definido e conseguir ser fiel a ele, você conseguirá antecipar a jornada do cliente e agir de forma que eles continuem interessados na compra.

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OTIMISTA

“Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder”.

William James

Sucesso e pessimismo são conceitos que não combinam, certo? O vendedor de sucesso coloca no processo de venda o seu entusiasmo e se nem ele acreditar que pode concluir aquela venda, como convencer o cliente disso? A primeira atitude de alto impacto é o otimismo. Todo vendedor de sucesso acredita no seu potencial e acorda determinado a ser o melhor vendedor

Para se sair bem na área, é importantíssimo a pessoa ter otimismo nas ações. Afinal, o contato direto com as pessoas, seja fisicamente ou no universo online, exige muito preparo e visão positiva. Esteja motivado e decida que você conseguirá bons resultados, e naturalmente o cliente vai ser afetado pelo seu carisma e entusiasmo.

PERSISTENTE

“A persistência é o caminho do êxito”.

Charles Chaplin

Nem todos dias serão fáceis, mas o vendedor de sucesso sabe disso e não se deixa abater por obstáculos e imprevistos. A persistência pode ser o diferencial entre você e os outros, pois enquanto os outros poderão estar desistindo, você se manterá firme na vontade de vender. Com determinação e persistência, você superará as dificuldades.

APAIXONADO

Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios”.

William Hazlitt

Para estar motivado, o vendedor de sucesso precisa ser apaixonado por aquilo que faz. Precisa acreditar no que faz. Para conseguir vender um conceito você precisa, antes de tudo acreditar nele. A sua paixão irá motivar e passar credibilidade para o cliente dando a certeza que ele está fazendo a escolha certa. O vendedor de sucesso não pode ter medo e nem desistir. E esses são requisitos de quem nutre o amor pelo que faz.

HUMILDE

Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza”.

Rabindranath Tagore

O sucesso deve estar sempre aliado à sabedoria. Conquistar o crescimento e a valoração financeira por seus méritos é fruto de esforço e dedicação. O vendedor de sucesso sabe que nunca deve parar, deve estar sempre procurando qualificação, novos conhecimentos para seguir crescendo. É fundamental ser humilde para reconhecer que sempre podemos aprender mais, evoluir mais e ensinar mais.

PACIENTE

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.

John Quincy Adams

Cada qual a seu tempo, assim são as coisas e assim são as pessoas. Cada cliente tem seu próprio processo de tomada de decisões e seu ritmo na hora de decidir. Respeite esse tempo com parcimônia, sem pressionar nem desistir. O profissional paciente transmite confiança e acaba conquistando os clientes, principalmente os indecisos. Aliada número 1 de um bom vendedor, a paciência ajuda que você enxergue o momento exato de concluir a venda. Com isso vai conseguir vendas que nenhum de seus concorrentes conseguem.

Entenda que a escuta ativa é sobre outro, e não sobre você!

ENTUSIASMADO

Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício”.

Denis Diderot

Para o vendedor de sucesso, o entusiasmo é uma importante ferramenta que dá mais confiança e faz que consiga transmitir mais segurança para os clientes. Isso porque o entusiasta demonstra grande paixão e interesse pelo que faz, e é capaz de transmitir essa energia para todos ao seu redor. O entusiasmo é um sentimento contagiante, que afeta sua motivação e produtividade. É a energia que movimenta o profissional quando as coisas estão boas ou quando não estão tão boas assim.

CURIOSO

O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir”.

Albert Einstein

Busque sempre conhecimento. Mantenha acesa a centelha do aprendizado. O vendedor de sucesso sabe que para manter os clientes interessados e dispostos precisa estar sempre atualizado. O diferencial é se manter sempre um passo à frente, por dentro dos novos lançamentos, das tendências do mercado, produtos e concorrência.

Da mesma forma, mostre-se interessado no seu interlocutor. O cliente vai se sentir valorizado e confiante. Cada cliente e cada situação é diferente e tem algo importante a ensinar. Então, mergulhe nessa interação como se ela fosse a mais importante da sua vida.

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Praticando essas habilidades diariamente você chegará ao lugar de sucesso que tanto almeja. Lembre-se, só o esforço e a dedicação o levarão ao topo. Nos momentos de dúvida, não desanime e, o mais importante, aprenda com seus erros!

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